top of page
Buscar

Você está pagando para seu cliente viajar?


Você sabe precificar o seu roteiro turístico? Qual a sua estratégia de precificação? Baseada nos custos, demanda ou na concorrência? Você está satisfeito com sua margem de lucro? Aliás, você está realmente tendo lucro? Tem certeza disso?


Como todo pequeno negócio, o proprietário é o famoso faz tudo, pois tem poucos ou nenhum funcionário e não pode ter um organograma com funções bem divididas como uma grande corporação. Em pequenas agências de turismo receptivo, Guias de Turismo independentes e prestadores de serviços turísticos especializados as coisas não são muito diferentes.


O Turismo é um negócio que tem muito amor envolvido, quem entra, especialmente para empreender pequenos negócios já sabe que não vai virar um Bill Gates da vida, mas que pode ter uma qualidade de vida muito digna trabalhando com o que se ama.


Quem oferece roteiros turísticos, geralmente tem boa habilidade prática, sabe lidar com pessoas, atende bem, vende bem, cria produtos fantásticos e atrativos, porém, talvez pela falta de prática ou por um bloqueio que a vida lhe impôs na hora de lidar com números, peca no detalhe de cobrar o preço errado. Afinal crescemos com aquele paradigma que a matemática é chata, quando precisamos dela, o arrependimento vem e às vezes o negócio já está condenado ao fracasso.


No Brasil são mais de 50 mil agências de receptivo, guias de turismo e prestadores de serviços turísticos especializados somados cadastrados no CADASTUR (cadastro oficial do Ministério do Turismo). Para atender essa demanda específica de organizadores de viagens locais surgiu a startup Precificatur.


A Precificatur é uma solução digital B2B desenvolvida por um Turismólogo, um Desenvolvedor Web e uma Designer Gráfica. Essa ideia surgiu quando Hélio Zanona, Turismólogo aplicou um curso de Precificação de Roteiros Turísticos pelo SEBRAE-RR e percebeu que mesmo entregando uma planilha Excel pronta, toda formatada, ainda assim os alunos apresentavam dificuldade nessa lida com os números.


Então Hélio procurou o Desenvolvedor Web Cario Julian, que adaptou a planilha Excel em um formato mais prático e limpo, num esquema de passo-a-passo. Em seguida entra na equipe a Designer Gráfica Julianne Cravo que traz a leveza e a importância de um bom visual que agrade aos olhos do usuário e facilite o processo de precificar.


Essa iniciativa em fase ainda de testes, ganhou em 2020 uma menção honrosa no 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. Destaque top 20 entre 790 iniciativas inscritas. Além de receber o destaque 1º lugar como melhor startup apresentada no Demo Day – RR organizado pelo SEBRAE-RR.

A Precificatur pretende oferecer 3 produtos:

  1. Licença de uso do sistema que por enquanto é gratuito;

  2. Consultoria especializada B2B para precificação de roteiros;

  3. Curso de precificação de roteiros turísticos através da utilização desta solução.

O que você achou dessa iniciativa? Este realmente é um problema para prestadores de serviços turísticos? Deixe seu comentário. Se precisar mais informações sobre a Precificatur é só nos procurar!

bottom of page