top of page
Tepequém Up 2023 Imagens Corrida.png

16 SET 23

WhatsApp Image 2023-09-22 at 12.06.37.jpeg

 

 

 

O Evento

​​

A Tepequém Up é uma corrida pedestre realizada na Serra do Tepequém, localizada no município de Amajari, Roraima. Teve sua primeira edição em 2017. Este ano o evento vem para sua 5ª edição com o tradicional percurso de 10km e traz pela primeira vez o percurso de 21km. A característica principal desta corrida é o desafio da subida. Uma prova singular realizada na Amazônia Brasileira, diferenciada pelo local de sua realização e pela proposta desafiadora de percursos com alto ganho de elevação, além de proporcionar a quem participa, a contemplação de um dos lugares mais espetaculares do Norte do Brasil, a Serra do Tepequém.

A corrida será realizada no sábado, 16 de setembro de 2023, onde o(a) inscrito(a) poderá optar pelas categorias citadas abaixo: Categoria Diamante Bruto: Bruto é denominado o diamante que é encontrado na natureza e que ainda irá passar por um processo de lapidação. Esta categoria será para atletas de 18 a 59 anos e se dividirá em duas: feminino e masculino. Categoria Diamante Brilhante: Brilhante é denominado o diamante que passou pela mais eficiente forma de corte. São 58 facetas que exploram o máximo de qualidade ótica de um diamante, o que resulta em um maior brilho, o tornando mais valioso. Esta categoria será para atletas com 60 anos de idade completos ou mais e se dividirá em duas: feminino e masculino.

Ganho de Elevação

A subida mais desafiadora da Amazônia brasileira! Confira o ganho de elevação de cada distância:

Obs.: os dados podem sofrer pequenas alterações até a data de realização em caso de necessidade de ajustes no percurso que é realizado em estrada.

Serra do Tepequém

 

A Serra do Tepequém hoje é um dos destinos de lazer mais procurados aos finais de semana e feriados, especialmente pelos públicos roraimense e amazonense. Localizada a 210km da capital Boa Vista, a serra oferece uma variedade de cachoeiras, trilhas, paisagens paradisíacas, clima ameno e também condições básicas de infraestrutura. Até o início da década de 90, o Tepequém ficou famoso em toda a região pelo garimpo de diamantes. Após a proibição desta atividade, as poucas famílias que permaneceram vivendo no Tepequém viram a necessidade de buscar outras maneiras de obter o seu sustento e o Turismo hoje é a principal atividade deste lugar. Hoje a Tepequém Up traz um novo significado e usa o elemento diamante no formato da medalha da prova, como uma conquista preciosa para quem procura este lugar!

História e números do evento

 

A Tepequém Up teve sua primeira edição no ano de 2017 e virou um marco de evento esportivo na região. Sempre realizada no terceiro final de semana de setembro, a corrida tem o objetivo de promover o Esporte e Turismo na Serra do Tepequém com foco na qualidade e segurança para os atletas, respeito à capacidade de carga do local e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região.

Edição 2017: 324 atletas inscritos

Edição 2018: 356 atletas inscritos

Edição 2019: 388 atletas inscritos

Edição 2022: 422 atletas inscritos 

Aspectos Sociais

O evento traz, dentro de suas possibilidades de atuação, um comprometimento com o lugar de realização. Através da geração de benefícios para a comunidade que irá receber o evento como: oficinas / capacitação, compromisso com geração de ocupação direta das pessoas da vila para trabalharem no evento, geração de renda através do aumento no movimento das pousadas, campings e hotéis parceiros do evento bem como o compromisso de atender pequenas reivindicações da comunidade que ainda serão definidas em conjunto com a organização da prova.

Registros

Confira abaixo vídeos  das edições anteriores:

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados

Tenha acesso aos resultados das edições anteriores:

Reunião com comunidade Tepequém
bottom of page