top of page
Buscar

Guia de Turismo - Um transformador de viagens!


Há alguns anos eu atendia um serviço de guiamento para um casal. No começo do passeio, o homem apresentava um semblante de insatisfação por estar ali, afinal quem comprou o passeio foi a mulher. Mesmo sem entender eu segui com meu atendimento tentando fazer o melhor que eu podia, para que eles tivessem um dia agradável na fronteira Brasil / Guiana. Durante o passeio, o cliente foi se soltando, demonstrando uma melhora no humor e até fazendo várias perguntas sobre o lugar. Durante o almoço ali na Fazenda Buritizal Grosso o homem parou de comer e me disse:


“Hélio, preciso de falar uma coisa. Eu tenho mais de 60 anos de idade e sempre gostei de viajar com minha esposa. Desta vez eu vim numa viagem a trabalho, mas como teria um tempo livre, resolvi convidar minha esposa, afinal ainda não conhecíamos o estado de Roraima. Foi ela quem escolheu esse roteiro de hoje, o qual eu não concordei, pois achava melhor alugar um carro e ir por conta. Hélio, somente hoje eu estou entendendo o papel de um Guia de Turismo, conhecer os lugares com uma pessoa do lugar é outra experiência. Se eu tivesse alugado um carro e vindo por conta, não teria as informações em detalhes que me passou, não chegaria nem a saber que os lugares que você ofereceu existem e sequer saberia deste almoço maravilhoso! Eu estou triste nesse momento, pois passou pela minha cabeça o quanto as minhas experiências de viagem teriam sido melhores se eu tivesse contratado um Guia. Tem alguns tipos de economia que não compensam, eu tenho condições financeiras, mas me meti a ser o orgulhoso sabe tudo! Obrigado por essa experiência”.


Neste momento eu tive uma mistura de sentimentos. Tristeza ao presenciar um arrependimento verdadeiro depois de tanto tempo, mas ao mesmo tempo me veio a felicidade por ter a oportunidade de mostrar o valor de uma profissão ainda tão desprestigiada.


No dia 10 de maio se comemora o dia Nacional do Guia de Turismo! Deixo aqui meu desejo de sucesso para todos os colegas de profissão pelo Brasil! E que histórias como a minha se repitam por muitas vezes com todos os Guias de Turismo que amam o que fazem!

bottom of page