Screening cinema ao ar livre

MOSTRA PICUÁ DE CINEMA E LITERATURA

DATA A DEFINIR

A Mostra

A Mostra Picuá de Cinema e Literatura, será realizada na Vila do Tepequém, no município de Amajari, criando oportunidade de renda aos profissionais do audiovisual, da literatura e do turismo de Roraima, além de criar empregos diretos e indiretos na região e oferecer ao público em geral uma atmosfera de harmonioso convívio social em torno da arte, com acessibilidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente.

Serão realizadas mostra competitiva de filmes de até 25 minutos (curta-metragem), nas categorias de ficção, documentário e animação, com prioridade para produções com temática ambiental e/ou sociocultural; mostra competitiva de performances literárias, nas categorias Prosa e Poesia, para autores veteranos e iniciantes, com premiação em dinheiro, bem como performances artísticas diversas, apresentações musicais e oficinas literárias e de audiovisual para a comunidade da Vila, oferecidas por profissionais contratados.

 

Em acordo com as recomendações sanitárias de prevenção à covid-19, a mostra será realizada em espaço aberto e amplo, com a disponibilização de álcool em gel aos presentes e uso de máscaras.

 

O nome da Mostra faz referência ao pequeno recipiente utilizado para guardar diamantes durante a atividade garimpeira, fortemente realizada na Serra do Tepequém até o fim da década de 1990. A Mostra Picuá de Cinema e Literatura propõe uma ressignificação do termo.

Diante da impossibilidade de garimpar, a comunidade que ali habitava precisou se reinventar para seguir no sustento de suas famílias. Hoje o Picuá guarda uma simbologia histórica e cultural de uma época. Parte da programação será levada àqueles que não puderem participar presencialmente do evento.

 

Os filmes selecionados para a mostra competitiva, com anuência dos autores, serão ainda exibidos em TV aberta em Boa Vista, em data posterior à Mostra Picuá de Cinema e Literatura. Realizada em consonância com as tendências de preservação ambiental, a organização da Mostra entrou em contato com o grupo Movimento Praia Limpa, formado por voluntários de variadas instituições públicas e privadas, para que o grupo esteja no local procedendo a coleta de resíduos sólidos na Serra , além de produzir e fixar placas artesanais com frases de conscientização sobre a importância de não deixar lixo no meio ambiente. Os resíduos sólidos serão levados posteriormente para reciclagem e os biológicos terão sua destinação correta.